Coragem (do latim coraticum, do francês cor-age[1]) é a capacidade (muitas vezes tida como virtude) de agir apesar do medo, do temor e da intimidação.
Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste.
Um ato que chamamos lindamente de coragem
Você é corajosx?
Ninguém pode vencer suas lutas a não ser você e se estiver com medo, vai com medo.
O medo nos paralisa, por isso a coragem se resume em ação, pequenos passos. Um passo de cada vez e assim não estamos no mesmo lugar.
A coragem
Hoje é o dia de reconhecer a ação do seu interior, um ato que chamamos lindamente de coragem
Você é maravilhosamente corajosx. Viver requer coragem de acordar todos os dias para ir trabalhar, para cuidar dos filhos, para estudar, ou seja, para todo e qualquer tipo de ação. Nos momentos de escuridão, aquele em que o medo cresce de tamanho e diminuímos, isso acontece para podemos entrar em contato com nosso íntimo, bem profundo, lá onde existe uma luz esperando para ser usada. Nosso instinto começa agir por mais que por fora ficamos paralisados.
Mantenha sua mente e corpo abertos para identificar essa luz/ação quando precisar de coragem, ela sempre vai estar lá para você e por você.
O medo
O nosso corpo é movido por ações, ou seja, pequenas coragens cotidianas.
Cada um tem seu próprio modo de existir, sendo assim, existem tipos diferentes de sentir medo; têm pessoas que diante de uma situação de apavoramento tomam várias decisões rápidas e sem pensar muito nas consequências. Pode não parecer, mas esse tipo de medo também é paralisante. Essa pessoa está perdida no caminho e para ela a melhor escolha é pegar todas as curvas e entradas para tentar se esconder. E quando ela finalmente para, ela está no mesmo lugar, pois quem não sabe para aonde ir qualquer lugar serve. Infelizmente, não saber para aonde orienta-se se torna um círculo vicioso.
Não cabe a nós julgarmos os medos que não temos.
Há quem procura a fuga do medo fingindo não o ter, simplesmente porque as pessoas próximas podem julgá-la e sim, existe esse tipo de indivíduo, e não, não seja esse tipo de indivíduo. O medo é um sentimento comum completamente natural. Ele serve para nos proteger tanto de uma coisa real ou imaginaria. Está consciente do seu medo é um modo de não cair na armadilha congelante que é sentir medo.
E se cair, tudo bem. Mantenha em sua consciência que o medo é natural, reconheça a ação/coragem brotando do seu interior para ter escolhas claras e objetivas para sair dessa situação.
Se reconhecer com o medo é um ato de luta.
O medo me paralisa, essa é uma das funções dele. E a minha função é me reconhecer paralisada e encarar o medo que tenta me congelar. Mas estou consciente do meu medo, sei que ele é natural e ele não precisa ficar para sempre em minha companhia. É nesse momento que busco a minha saída desse sentimento, e a minha saída é ir para meu lugar seguro, meu interior, lá onde mora a ação/coragem que preciso para seguir meu caminho.
Seja capaz de sentir medo até não precisar mais dele, pois ele está só de passagem no infinito de sentimentos que existe dentro de você.
Seja forte e corajosx, honre sua luta.
Participe da minha lista e não perca meus conteúdos exclusivos!
Rayane Francisco Nunes é a escritora da própria história e tem como missão contribuir conhecimento por meio de suas ideias, sempre com intenção de participar do desenvolvimento das pessoas.