Encare essa leitura como um teste pessoal a fim de descobrir o quão despreocupada você é. Nós mulheres temos uma predisposição a está sempre cuidando de alguém e na maioria das vezes não nos incluímos nesse nossa lista de cuidados. Está na hora dessa situação mudar e quem sabe você se sinta segura para ser quem quiser.
Você sabe dizer não?
Reflita nessa pergunta: as pessoas têm facilidade de te pedir favores? Principalmente favores que claramente pode prejudicar sua rotina e interesse? Se sim, lamento te informar, mas você é uma “boazinha” e não há nada mais prejudicial à identidade feminina do quer ser uma boazinha. As boazinhas são aquelas que fazem de tudo para agradar a todos a sua volta às vezes em troca de amor ou em para não ser substituída. Nova palavrinha para seu vocabulário: NÃO. Vou logo te avisando que algumas pessoas vão se afastar, outras vão tentar de outras maneiras te manipular e nesse momento você deve romper laços.
Você sabe impor limites?
As pessoas têm facilidade para contornar as suas necessidades? Se sim, devo te advertir que não existe limites na sua vida, ou seja, a síndrome de “boazinha” está se aproximando de você. E antes que ela te alcance vou te contar como manter seus limites intactos. Primeiramente, aprenda a dizer não para as coisas que você realmente não quer. A seguir faça uma lista de limites que vem sendo ignorados por você e consequentemente pelos que estão a sua volta. Essa lista pode ser alterada para mais itens ou para menos, mas ela nunca poderá ser esquecida.
Você sabe evitar relacionamentos destrutivos?
As pessoas na sua vida normalmente te machucam mais do que tem dão consolo? Se a resposta é, sim, infelizmente essas pessoas te destroem mais do que te apoiam, são relacionamentos destrutivos. Cá entre nós, não estou mais tendo paciência para essa “boazinha” que mora dentro de nós. Relacionamento destrutivos nem sempre são amorosos, às vezes pode ser familiar e também no círculo de amizades e até na vida profissional. Geralmente esses relacionamentos destruidores são parecidos com uma montanha-russa tem momentos bons e depois volta a ser destrutivos e os bons momentos não superam as piores partes.
Você sabe se valorizar?
Se a maioria das suas respostas foi sim. É fato que você não se sente valorizada e nem ao menos se valoriza. Mulheres despreocupadas se preocupam com sua própria vida e como está sendo tratada pelas pessoas a sua volta. Aprenda a dizer não, pois muitas vezes esses “nãos” são o sim que você precisa para ser melhor. Saiba limitar aquilo e aqueles que não te fazem bem. Ninguém pode te limitar, você foi feita para ir além.
Rayane Francisco Nunes é a escritora da própria história e tem como missão contribuir conhecimento por meio de suas ideias, sempre com intenção de participar do desenvolvimento das pessoas.