Fazer-se adulto

Crescer não é fácil. E quando digo crescer eu não digo de altura e nem de idade, estou me referindo crescer em maturidade, de experiências de vida, e principalmente de autocuidado.

Existe uma etapa em nossa vida onde a responsabilidade sobre a nossa existência nos é entregue. Quando isso acontece, é você quem escolhe a hora que chega em casa, se seus amigos são confiáveis, se quando for tomar banho precisa ou não lavar o cabelo, decide quais roupas usar, e come o que quiser sem a insistência da sua mãe por verduras. Com essa responsabilidade chega seu namorado não precisa pedir sua mão em namoro para seu pai, e  finalmente acontece é a hora de parar de berrar dentro de casa que quando fazer 18 anos vai “fazer e acontecer”. 

Foi entregue a você a responsabilidade por seus próprios atos e com ela um convite para ser adulto.

Quando fazemos os sonhados 18tão somos “liberados” para beber, fumar, ir a festas ou dirigir. Não exatamente nessa sequência. Quando eu saía de casa para ir a festas ou dormir fora, minha mãe me pedia para eu me cuidar. Creio que você também já ouviu algo parecido de alguém. 

“Se cuide!”

Se cuidar é crescer, é ter responsabilidade por suas escolhas, é aprender com as suas experiências, é ser amadurecido. Sendo assim ser o adulto responsável por você mesmo quando cai e precisa passar um remédio no machucado, ou quando você esta doente é vital fazer uma sopa para melhorar, lavar suas próprias roupas para ter roupa limpa para sair, é comer uma verdura para aumentar a imunidade é compreender que um “beijinho no dodói” não cura mais, e em algumas ocasiões chorar no banho quando o corpo está cansado e mente pesa. 

“Se cuide!”

Se cuidar significa se amar.

Cuidar do corpo e da mente, é saber a hora certa de ir dormir, é entender que as pessoas podem ir embora a qualquer momento e você ter que se cuidar sozinho. É chorar só no quarto quando precisa extravasar, é fazer sua própria festa de aniversário  ou não fazer. É escolher não ficar de mal do seu irmão. Responsabilizar-se com você porque no fim, você só pode contar com você mesmo. 

“Se cuide!”

Se cuidar significa garantir que o amor está em seu interior.

Se engana quem entra em uma união amorosa para ser cuidado pela pessoa amada. Um relacionamento deve ser constituído por 2 adultos que saibam o que vestir, o que comer, e ter no mínimo pensamentos positivos para manter a sanidade mental. Só se divide a vida quem já tem uma vida inteira sozinho.

“Se cuide!”

Se cuidar significa se respeitar.

Saber se cuidar também é entender que quando não é tratado do jeito que merece, você deve seguir, identificar quando alguém não está sendo boa companhia seja no amor, nas amizades e até na família. Tomar conta de você é saber a hora de ir embora da vida de alguém. Existem ocasiões onde temos que nos tornar ainda mais adultos e tomar uma decisão assertiva antes que o desgaste emocional nos prenda! 

Se ninguém nunca te pediu para você se cuidar, eu te peço:

Se cuide!!! Cuide-se com amor. 

Se alguém cuidou de você quando era bebê honre o seu responsável. Se pensa que deveria ser cuidado de outra maneira, cuide-se como gostaria que tivessem cuidado de você. Se ninguém zelou por você quando precisou então se valorize por tudo que passou lutou e conseguiu. Peça a todos que você ama para que elas possam se cuidar.  Se você ainda não sabe se tratar não se preocupe isso é um processo natural basta ter consciência que precisa se tornar adulto e se encarregar-se de se amar. Em situações negativas procure oportunidades para crescer, amadurecer e fazer-se adulto. 

Se cuide.  

oliveiras empire

Participe da minha lista e não perca meus conteúdos exclusivos!

Rayane F Oliveira

💄👑 Libriana, acredita no amor, leitora voraz, metida a fashionista, Analista Comportamental, Coach e PNLista na horas vagas, apaixonada por filhotinhos, sem tempo pra dramas, porém faço. 

Prazer,
Rayane

Deixe seu comentário e me diga o que achou

4 Replies to “Fazer-se adulto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *