autoestima
substantivo feminino
qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.
Ser única é um dom e assim como todo dom ele precisa ser aperfeiçoado, ou seja, precisamos praticar a autoestima. A autoestima começa de dentro para fora igualmente a trajetória das flores como uma semente dentro da terra ela precisa ser regada, cultivada e receber amor em todas suas evoluções.
Plante a semente
Para colher, bons frutos é necessário cultivar tudo com carinho e com devida atenção. A base de uma autoestima saudável é ter confiança em você. Entender que tudo que você precisa está em seu interior pode ser muito complexo, porém no momento que essa confiança brotar a semente da autoestima estará germinando. Confie em você mesma!
Cada flor tem seu diferencial
Escolha ser você todos os dias, e não tenha medo do que os outros podem dizer ou pensar sobre suas escolhas e ações. Quando você consegue conquistar a autoestima ela te faz perceber quem realmente você nasceu para ser. O medo da rejeição te faz paralisar e nesse momento todo seu processo de florescer acaba estagnado, e sem alimento sua autoestima se esvai. Se aceite, assim você se liberta de querer ser aceita pelos outros.
Nenhuma flor é igual a outra
Ser única é um dom, mas algumas pessoas se sentem amaldiçoadas por ser diferente. A sociedade impõe um padrão e isso é a resposta para ter varias pessoas parecendo copias uma das outras, principalmente pelos procedimentos estéticos se tornando cada vez mais “natural”. Ser diferente é o que te torna especial, então não tenha medo de ser você mesma tanto em seu interior quanto em seu exterior. Se quiser mudar sua aparência que seja por algo que vai te deixar de bem com você mesma e não para agradar aos outros. Você é única e perfeita assim como é.
Confie nas suas raízes
Ninguém no mundo pode escolher como você deve ser tradada e amada a não ser você mesma. Escolha como quer ser amada e respeitada, se você sentir que alguém não está te tratando ou te amando como deveria, avise a pessoa. Converse para que possam se entender. Se ainda assim não existe respeito e amor esse é o momento de você se amar e se respeitar, e sair desse relacionamento seja no amor, na família ou amigos. Apenas se escolha primeiro, isso também é autoestima.
Seja uma pessoa que toma iniciativa facilmente se tratando de autoestima.
Rayane Francisco Nunes é a escritora da própria história e tem como missão contribuir conhecimento por meio de suas ideias, sempre com intenção de participar do desenvolvimento das pessoas.