Hoje é segunda-feira. Tenho quase certeza que chove há cerca de 1 mês, e ao abrir a janela notei o Sol meio tímido entre as nuvens; motivo suficiente para lavar as roupas. Antes disso, escovei os dentes e fui fazer minha pequena meditação, escrevi meu checklist e anotei minha afirmação de hoje que é: “Eu escolho sempre ser feliz”, enquanto bebia meu café com minha xícara natalina (estamos em novembro de 2021). Me fiz essa pergunta: será que eu escolho realmente sempre ser feliz? E você, verdadeiramente, escolhe sempre ser feliz?
Medo é a desculpa perfeita
À primeira vista, responder a essa pergunta parece fácil, porque é claro que queremos ser felizes. Contudo, a lógica seria responder que sim, “sempre escolho ser feliz”. Ainda assim, nem sempre isso realmente acontece. Existem pequenas coisas que deixamos de fazer por falta de tempo, de dinheiro e o pior de todos, por medo, medo de ser feliz. Medo é a desculpa perfeita para deixarmos de fazer algo que temos receio de fracassar, então, vamos negando algumas coisas que verdadeiramente poderia até nos fazer feliz. Definitivamente, o medo atrapalha nossa escolha de ser feliz. Pense isso na próxima vez que o medo tentar te atrapalhar.
Sonhe alto bem alto
Batalhar por seus sonhos com certeza é uma escolha para ser feliz. E essa escolha pode deixar algumas pessoas ao redor incomodadas, e essa é a ocasião perfeita para se afastar desses indivíduos, pois claramente eles não querem sua felicidade. Sonhe alto, bem alto, onde você possa ficar à altura de outros sonhadores. Esses, sim, são criaturas para se ficar por perto. Os “fantasiadores” são ótimas companhias para quem está em busca da felicidade: eles sabem usar o medo a favor deles, em outras palavras, o medo para eles são só borboletas no estômago.
Tenha um coração gigante
Gosto de pensar que a felicidade é uma coleção de pequenos e bons momentos. Assim, ter um coração gigante é entender que pequenos momentos vão nos deixar mais perto de ser feliz, que optar sempre em agradar pessoas desagraveis por natureza não é egoísmo. Você merece um coração/interior/amizades/um amor saudável e consciente, e com a certeza que a felicidade depende das boas escolhas. Não tenha medo de uma dor antiga, afinal de contas, tudo pode mudar se você mudar primeiro.
Dê o primeiro passo para ser feliz.
Eu escolho sempre ser feliz,
de verdade eu escolho mesmo.
Rayane Francisco Nunes é a escritora da própria história e tem como missão contribuir conhecimento por meio de suas ideias, sempre com intenção de participar do desenvolvimento das pessoas.